SER INDIVIDUALISTA É DIFERENTE DE SER IDIOTA !
A invocação da liberdade individual no caso das vacinas é uma falsa questão. Se pudéssemos conceber uma sociedade de indivíduos completamente isolados uns dos outros, talvez os argumentos invocados tivessem pernas para andar.
Mas tal não é possível. A sociedade, qualquer sociedade, sob quaisquer regimes , é um tecido onde se cruzam as dependências mútuas. Se alguém reivindicasse um estatuto de completa auto-suficiência individual , esse alguém teria de produzir toda a sua comida, toda a sua bebida, tudo o que veste e calça, teria de construir a casa onde habita por suas próprias mãos, no caso de padecer de deficiências de visão, teria também de saber fabricar os seus óculos correctores, teria de ser o médico de si mesmo, o padeiro da sua própria casa, o mecânico do seu automóvel e assim por diante.
É a vida em sociedade que nos garante a sobrevivência individual. Se outras razões não houvesse - mas elas existem em muito maior abundância - bastariam estas para tornar insustentáveis os argumentos dos que invocam essa sacral e ilusória liberdade individual para escorarem a lástima e a perversão dos respectivos argumentos.
@C.H.
Comments