Movimentos Maçónicos em Portugal: Um olhar sobre as Lojas e Obediências
A maçonaria tem uma longa história em Portugal, e a associação maçónica mais antiga do país é o Grande Oriente Lusitano Unido.
A maçonaria em Portugal tem uma história rica, com várias lojas e obediências a seguir diferentes filosofias e tradições maçónicas internacionais.
No final do século XX, surgiram outras lojas maçónicas em Portugal, como a Grande Loja de Portugal em 1986 e a Grande Loja Regular de Portugal (GLRP) em 1991, que foi criada sob a orientação da Grande Loja Nacional Francesa e segue a filosofia anglo-saxónica.
A maçonaria em Portugal é composta por diversas lojas e obediências que seguem as tradições maçónicas internacionais.
Em dezembro de 1996, a sede da GLRP foi alvo de um processo tumultuado conhecido como "assalto à Casa do Sino", que resultou numa outra cisão na maçonaria regular portuguesa.
A GLRP foi dividida em duas facções, a Grande Loja Legal de Portugal/GLRP (GLLP-GLRP) e a GLRP.
A GLLP-GLRP foi posteriormente dividida em 2004 para formar a Grande Loja Tradicional Portugal, que é mista.
Descubra a história da maçonaria em Portugal, desde o surgimento do Grande Oriente Lusitano Unido até às atuais obediências e lojas que seguem diferentes tradições maçónicas.
No entanto, a maçonaria portuguesa também tem visto a criação de novas lojas que procuram seguir as tradições maçónicas internacionais.
Em 1997, a Grande Loja Feminina de França criou a Grande Loja Feminina de Portugal.
Em 2000, um grupo de lojas e membros da GLRP fundaram a Grande Loja Nacional Portuguesa, que é uma obediência regular e de regularidade continental.
No entanto, a criação de novas obediências não é exclusiva de Portugal, e muitas não conseguem estabelecer-se com sucesso no espaço europeu.
As Grandes Lojas que são reconhecidas internacionalmente devem estar em conformidade com os princípios maçónicos e justificar a criação de uma nova estrutura.
Ao nível europeu, a Confederação das Grandes Lojas Unidas da Europa promove a unidade maçónica semelhante à "união política" postulada pela União Europeia.
A GLNP - Grande Loja Nacional Portuguesa é uma das Grandes Lojas que participa ativamente deste corporativismo continental.
A criação de novas obediências não é exclusiva de Portugal, e muitas não conseguem estabelecer-se com sucesso no espaço europeu.
As Grandes Lojas que são reconhecidas internacionalmente devem estar em conformidade com os princípios maçónicos e justificar a criação de uma nova estrutura.
Ao nível europeu, a Confederação das Grandes Lojas Unidas da Europa - Confederação Internacional de Grandes Lojas do Rito Escocês Antigo e Aceite promove a unidade maçónica semelhante à "união política" postulada pela União Europeia.
A GLNP é uma das Grandes Lojas que participa ativamente deste corporativismo continental.
Comments