O SOL (porque, dizem, hoje é o dia mundial do SOL)
«O Sol está representado no Templo maçónico e nos rituais de diversas formas:
Temos o Sol no altar do Venerável Mestre, como no tecto da Loja e representado na circulação do Mestre-de-cerimónias em Loja.
No altar do Venerável Mestre, o Sol acompanhado da Lua.
O Templo representa o Universo e também a própria figura humana. Como os dois luminares Sol e Lua) são representantes da polaridade lateral dos hemisférios, tanto terrestre e celeste como do próprio homem.
O Sol representa a também a Razão enquanto que a Lua, a Emoção.
Na maioria dos Templos as posições dos dois luminares obrigam a que o homem representado pelo Templo esteja de bruços, posição negativa, ao invés de decúbito dorsal, que é uma posição positiva.
Por outro lado, a posição do Sol no lado Sul está em correspondência com o simbolismo dos hemisférios, já descritos. De qualquer maneira, o importante é notar que o Sol, nessa posição, mantém-se em equilíbrio com a Lua na divisão dos hemisférios da Loja, e representam os princípios da polaridade universal.
O Sol, no tecto da Loja, está no Oriente, e está representando, no cenário do sistema celeste do plano horizontal do teto, o Rei da Evolução e comandante do nosso sistema. Geralmente, está acima do Altar dos Perfumes, como a indicar que é ele que, diariamente, vem perfumar a Natureza com seus fulgurantes raios. Representa também o poder de iluminar da sabedoria do Venerável Mestre, que comanda a luminosidade da Lua que está acima do Primeiro Vigilante e da Estrela Flamejante do Segundo Vigilante.
A circulação do Mestre-de-cerimónias em Loja representa a translação aparente do Sol em relação à Terra, simbolizando, portanto, o próprio Sol nesses momentos, enquanto os demais obreiros possuem sua representação planetária própria.»
(Retirado de uma prancha, cuja autoria não anotámos)
Comments