Maçonaria e Igreja Católica: Entenda a posição atual.
Posição da Igreja Católica sobre a Maçonaria
A Maçonaria é um tema que sempre gerou controvérsia, especialmente dentro da Igreja Católica.
Por muitos anos, a Igreja condenou a Maçonaria e aconselhava os seus fiéis a não participarem dela.
Compatibilidade da Maçonaria com a doutrina católica
No entanto, em 1983, o Papa João Paulo II esclareceu que a Igreja Católica apenas condenava as organizações e os seus fiéis que conspiravam contra ela, mudando assim sua posição oficial.
Embora a Igreja tenha a sua posição oficial, há católicos que se sentem à vontade para fazer suas próprias interpretações sobre a compatibilidade da Maçonaria com a doutrina católica.
Estrutura da Maçonaria
De acordo com a Maçonaria, qualquer homem livre e de bons costumes pode ser um maçon, independentemente da sua religião ou cultura.
Embora a estrutura maçónica seja complexa, com graus e rituais, isso é necessário para que os membros atinjam uma compreensão mais subtil e essencial sobre a construção humana.
Escola iniciática
A Maçonaria é uma escola iniciática em que homens de diferentes origens se unem em harmonia de pensamento, ação e coração.
Quanto aos segredos maçónicos, a primeira regra é não revelar o nome de nenhum irmão, bem como o conteúdo administrativo e o conteúdo de cada sessão realizada.
Segredos maçónicos
Outros segredos incluem o segredo dos ritos e o acesso aos conteúdos dos mesmos por parte de cada maçon, bem como o segredo de filiação, que procura proteger os maçons contra as perseguições político religiosas.
Além disso, há o segredo subjetivo, que é o segredo que cada maçon vive e refina ao longo dos graus e que nenhum homem profano poderá desvendar.
O Malhete
Cerimónias e rituais
O malhete é um símbolo que representa a construção, a disciplina, o trabalho duro e a ordem.
Na Maçonaria, o malhete é usado para bater na pedra bruta, simbolizando o trabalho árduo e a transformação do indivíduo em algo mais refinado.
Também é usado para chamar a atenção dos irmãos durante uma cerimónia ou para simbolizar a autoridade do Venerável Mestre.
O malhete maçónico é geralmente feito de madeira ou metal e possui uma alça curta e uma cabeça pesada e plana.
A alça representa a vontade e a determinação do indivíduo, enquanto a cabeça representa o poder e a força necessários para moldar a pedra bruta.
Comments