Maçonaria - Carta do Grão-Mestre da Grande Loja Unida de Inglaterra (UGLE)
Irmãos,
Faz pouco mais de quatro meses que tomei a lamentável, mas inevitável decisão, de suspender a Maçonaria em resposta ao Coronavírus. Desde então, fiquei imensamente impressionado e imensamente orgulhoso com o modo como os nossos membros, quer na sede, quer em todos os Distritos, manifestaram e até amplificaram o espírito e os valores da nossa antiga instituição. Em particular, demonstraram que os nossos instintos e acções de caridade são realmente a característica definidora do coração de um Maçon. As maneiras pelas quais todos mantiveram o contacto, preocupando-se especialmente com os Irmãos que estavam sozinhos e vulneráveis e, mais amplamente, as maneiras pelas quais desinteressadamente ajudaram e serviram as vossas comunidades locais, impressionaram muito muitos, para além da Ordem em si.
Estou certo de que todos lamentamos por ainda não termos voltado a onde estávamos antes do ataque do vírus. Não menos importante, sentimos falta da camaradagem de jantar juntos. É uma triste realidade, no entanto, de que as coisas provavelmente precisarão de permanecer diferentes daquilo a que estamos acostumados por um tempo ainda considerável. É sabido que a UGLE promulgou recentemente orientações para Lojas que se desejam reunir novamente e até mesmo realizar cerimónias. Compreendo perfeitamente que alguns membros achem que ainda não é o momento certo para voltarem ao trabalho Maçónico, ou que as restrições cerimoniais necessárias prejudicariam muito o seu impacto. Estou igualmente certo de que se unirão a mim desejando bem a todos os Irmãos, enquanto vivemos as nossas diferentes jornadas durante este período, mantendo a luz da Maçonaria viva até que todos nos possamos encontrar novamente.
Devemos ter fé de que este período passará, já que seguramente assim será. A Maçonaria resistiu a muitas tempestades e evoluiu e adaptou-se ao longo dos séculos. Seremos mais fortes por passar por este momento de provação e é esta esperança e confiança que agora nos sustentam. Os princípios que guiaram as muitas gerações de Maçons que vieram antes de nós são tão verdadeiros, tão relevantes e tão necessários no mundo de hoje como sempre foram.
Irmãos, desejo-vos um Verão feliz, saudável e agradável e esperamos vê-los assim que as circunstâncias permitirem, na nova temporada.
Sincera e fraternalmente,
H.R.H. O Duque de Kent, K.G.,
Grão-Mestre | UGLE
Comments