Juiz Acusado de Aterrorizar Menores no Tribunal: Relação de Lisboa Afasta Magistrado e Órgão Disciplinar Analisa Caso
As Mães dos menores que compareceram perante um Juiz, num determinado Tribunal de Lisboa acusam o magistrado de aterrorizar os seus filhos durante as audiências.
As denúncias incluem gritos, ameaças e comportamentos inapropriados que teriam causado sofrimento psicológico nas crianças.
É permitido pela lei que sejam juízes....
Um dos casos, uma mãe relata que seu filho de 12 anos foi humilhado e intimidado pelo Juiz durante uma audiência de custódia.
Segundo ela, o magistrado teria gritado com o menino, chamado de "mentiroso" e ameaçado dizendo-lhe que o enviaria para um instituição. A mãe afirma que o seu filho ficou traumatizado pelo incidente e que agora tem medo de ir ao tribunal.
Num outro caso, uma mãe relata que sua filha de 14 anos foi questionada pelo Juiz sobre a sua vida sexual de forma inadequada e constrangedora.
Segundo ela, o magistrado teria feito perguntas íntimas à menina na frente de outras pessoas, sem levar em consideração a sua idade e vulnerabilidade.
A mãe afirma que a sua filha ficou humilhada e constrangida pelo interrogatório.
As denúncias contra o Juiz levaram a Relação de Lisboa a afastá-lo do processo em que as mães e seus filhos estão envolvidos.
O magistrado também está a ser investigado pelo Conselho Superior da Magistratura, que é o órgão disciplinar do Poder Judiciário português.
O que Diz o Conselho Superior da Magistratura:
O Conselho Superior da Magistratura ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
O que Dizem os Especialistas:
Os Especialistas em direito da criança e dos adolescentes afirmam que o comportamento do Juiz, se confirmado, é inaceitável e fere os direitos das crianças. Segundo eles, os magistrados devem tratar os menores com respeito, criando um ambiente seguro e acolhedor durante as audiências.
O que Dizem as Mães:
As mães que denunciaram o Juiz esperam que a justiça seja feita e que o magistrado seja responsabilizado pelos seus actos. Elas também pedem que o Poder Judiciário tome medidas para evitar que casos semelhantes se repitam no futuro.
O que Diz a Sociedade:
A sociedade portuguesa está a acompanhar o caso com atenção e à espera de uma resposta firme das autoridades.
Muitos cidadãos demonstram indignação com o comportamento do Juiz.
Este caso é um lembrete importante de que os magistrados também estão sujeitos à lei e que devem ser responsabilizados pelos seus actos.
É fundamental que o Poder Judiciário investigue as denúncias com rigor e tome as medidas cabíveis para garantir que a justiça seja feita para as crianças e suas famílias.
@Artigo de Opinião
Comments