FELIZ PÁSCOA !
O tempo litúrgico da Páscoa cai invariavelmente no tempo do início da Primavera. Ambos apontam para a renovação dos ciclos da vida. O Inverno prepara silenciosamente essa irrupção de sementes a eclodir e de florações a prometer frutos.
Jesus Cristo foi e é para os cristãos a Renovação, a Verdade e a Vida.
O racionalismo fez de mim um agnóstico, mas a linguagem do simbólico e do emocional impediram-me que viesse a ser um descrente. Possuo a minha religião, tão própria, tão individualizada como a minha impressão digital. Acredito nas forças inimagináveis do Cosmos e creio num ou vários dos princípios inteligentes que o comandam. Confesso que a concepção de Espinosa me impressiona e influencia muitíssimo, sem que , contudo, a possa subscrever ponto por ponto.
Disseram os melhores pensadores que o Mundo estava escrito em linguagem matemática . Isto foi afirmado nos primórdios do pensamento humano, com Pitágoras , e existe uma impressionante galeria de príncipes do conhecimento que o foram replicando ao longo do tempo. Citemos, quase ao acaso, Platão, Aristóteles, Galileu, Giordano Bruno, Kepler, Copérnico, Newton, Einstein.
O mundo obedeceu a uma linguagem. Não há a mais pequena possibilidade de ser criada uma linguagem a partir do Caos ou do Nada. Uma linguagem é algo de maturado, é algo que obedece a fórmulas de expressão, é algo de REAL.
Assim sendo, caso admitamos que a linguagem do Cosmos é uma linguagem matemática, teremos de excluir que essa linguagem tenha sido parida a partir do Caos e a partir do Nada..
Existe, portanto, uma lógica cósmica que é organizadora e consciente e que não pode ser senão inteligente.
É aqui que eu me descubro crente. Sê-lo-ei em completo e irremediável dissídio com as narrativas das religiões institucionais e , sobretudo, com as fascinações do antropomorfismo. O meu Deus é demasiadamente superior aos homens e a todas as formas de vida para se lhes assemelhar, sendo ainda mais absurdo atribuir-lhe características e comportamentos humanos.
Nasci no interior de uma Família tradicionalista, conservadora e católica. Sobretudo a Senhora Minha Mãe tudo fez para que eu viesse a ser tão bom católico como ela o foi durante toda a sua vida. Mas eu não pude travar o movimento da minha própria análise das coisas.
Celebro, todos os anos a Páscoa porque reconheço nestas minhas raízes católicas o berço de onde vim. Mas também celebro a Páscoa porque ela é, no meu juízo mais oculto, o tempo em que os prodígios desse Deus matemático, identificado com as potentíssimas forças da Vida, encerram um ciclo de latência, uma suspensão de Ser, para finalmente reiniciarem o curso infatigável das flores que se abrem e das sementes que já anunciam os frutos a colher.
FELIZ PÁSCOA PARA TODOS !
@Autor: A. H.
Comments