Ainda antes das honras de Panteão Nacional que serão amanhã atribuídas em Lisboa a Aristides de Sousa Mendes, em Bordéus iniciaram-se já diversas manifestações de homenagem ao antigo Cônsul de Portugal e das suas acções em 1940.
No Domingo, a Sinagoga de Bordéus recordou que Aristides salvou milhares de judeus da perseguição nazi. Já hoje, na Catedral de Bordéus, o Arcebispo proferiu uma bonita homilia sobre Aristides de Sousa Mendes, devoto católico, que dedicou a todos os portugueses residentes na Gironda.
Também o Presidente da Câmara de Bordéus, Pierre Hurmic, organizou uma recepção nos salões nobres para homenagear Sousa Mendes, tendo mandado corrigir o nome da rua a ele dedicada nos Chartrons - numa cerimónia a que assistiram muitas crianças da escola primária que leva o nome do antigo Cônsul.
Finalmente, esta noite, no Rocher de Palmer em Cenon foi projectado o novo documentário “A herança de Aristides”.
Amanhã, coincidindo com as honras de Panteão, não perca às 11:00 na Esplanada Charles de Gaulle a cerimónia presidida pela Ministra delegada para a Memória e Antigos Combatentes no busto de Aristides e, às 15:00, os eventos que decorrerão no Consulado-Geral.
Comments