MOMENTOS JUDAICOS NA TERRA DE ISRAEL
Pelo Rabino Shlomo Pereira
SABIA QUE … no ano 359 da Era Comum, o Grande Sinédrio, a instituição suprema do Povo Judeu na Terra de Israel, adoptou um Calendário Hebraico baseado em cálculos matemáticos?
Este calendário foi criado por Hillel II, um descendente do grande sábio Hillel, e que entre 320 e 385 exerceu o cargo de Nasi, ou seja, de Presidente do Grande Sinédrio. Até então, o calendário era declarado pelo Grande Sinédrio, mensalmente, com base em relatos de testemunhas oculares da Lua Nova, um procedimento ancestral com raízes na Torá.
A introdução de um calendário baseado em cálculos matemáticos marcou uma mudança dramática motivada pelo facto de o poder do Grande Sinédrio estar a diminuir rapidamente e pelo facto de que a sua própria existência estava em causa.
Na verdade, a adopção deste Calendário Hebraico baseado em cálculos matemáticos marca a última decisão do Grande Sinédrio a ser universalmente aceite no mundo judaico. Este calendário continua a ser universalmente usado no mundo judaico até aos dias de hoje.
Comments