top of page
Foto do escritorMy Fraternity

Artigo - Judaísmo: - No Amparo da Fé

No Amparo da Fé


O comportamento de outros povos difere do comportamento do povo de Israel. Os outros povos sentem-se protegidos quando residem sob seu próprio teto e têm medo de abandonar a segurança de suas casas. Pelo contrário, os Filhos de Israel ficam perturbados quando residem em suas casas, sob a proteção de seus próprios telhados, pois temem cair na arrogância e esquecer D'us. Mas quando Sucot chega e eles deixam o conforto de suas casas para morar sob o abrigo da Sucá, é então que se sentem seguros. Seus corações estão cheios de encorajamento e alegria, pois não são protegidos pela proteção de seus próprios telhados, mas pela fé e confiança em D'us. Para aqueles que se abrigam na sombra das asas da Shechina (Presença Divina) nada inspira medo e, portanto, é sempre alegre.

Isso pode ser comparado a uma pessoa que está trancada em sua casa por medo de ladrões. Apesar da segurança fornecida pelas fechaduras de suas portas, ele continua com medo de que sejam forçados e os atacantes entrem em perigo. Mas ao ouvir a voz do rei se aproximando junto com sua comitiva, gritando: "Saia de sua casa e venha a mim", destranque imediatamente as portas e saia feliz para acompanhá-lo. Os ladrões não ousam aparecer enquanto o rei estiver presente. A pessoa segue o rei aonde quer que a leve, e sua confiança e alegria nunca a deixam, nem por um momento.

A pessoa nesta parábola é o povo de Israel; a casa, suas atividades ao longo do ano; os ladrões, a "inclinação ao mal" (o Ietzer fará ) e os meios usados ​​para destruir a pessoa. O rei é o rei supremo dos reis, o Santo, bendito seja; Sua comitiva são os "sete pastores fiéis": Avraham, Yitzchak, Yacoov, Moshe, Aaron, Yosef e David. A voz do rei é a Festa de Sucot, que chama o povo de Israel e diz: Você habitará em Sucot por sete dias ... (Levítico 23:42). E, de fato, Israel se enche de alegria e entra na Sukkah, como diz o versículo: ... e você se alegra diante de D'us, seu Senhor, por sete dias (Levítico 23:40).

Venha e observe: Quanto aos dias em que os Filhos de Israel residem em seus lares durante o ano, o versículo expressa: Bem-aventurado o homem que sempre teme (Provérbios 28:14). No entanto, como nos sete dias de Sucote, o versículo declara: ... e você ficará satisfeito (Deuteronômio 16:15).

Por que isso? Durante a Festa de Sucot, quando os judeus deixam suas casas para morar em um abrigo temporário para comemorar o êxodo do Egito, todos podem observar como eles não buscam proteção sob seus próprios telhados, ou sob o sol, a terra ou os anjos, mas somente sob a proteção de Quem falou e fez o mundo existir.

Por essa razão, a Sukkah é chamada por nossos Sábios: "refúgio da fé". Pois constitui o refúgio de proteção que nasce da fé e da confiança em D'us, e todo judeu pode ser digno dessa proteção residindo na Sukkah.


Os convidados de Saint Zohar (o livro principal da Cabalá) estão escritos: Quando o povo de Israel deixa suas casas e entra em Sukkah por amor a D'us, é digno receber a Presença Divina ali, e os sete pastores fiéis descem de Gan Eden (Paraíso) e entram em Suca como convidados.

Estes sete convidados celestiais [o ilaín Ushpizim ] são: Abraão, Yitzak, Yaacov, Yosef, Moshe, Aaron e David. [Alguns textos, por razões cabalísticas, colocam Moshe e Aaron antes de Yosef]. Os Ushpizín habitam junto com o povo de Israel em sua Sucot durante os sete dias da Festa e, a cada dia, um deles lidera os outros seis dentro da Sukkah.

- No primeiro dia, Avraham Avínu entra primeiro, seguido por Yitzchak, Yaacov, Moshe, Aaron, Yosef e David. - No segundo dia, Yitzchak Avínu entra primeiro, seguido por Avraham, Yaacov, Moshe, Aaron, Yosef e David. - No terceiro dia, Iaacov Avínu entra primeiro, seguido por Avraham, Yitzchak, Moshe, Aaron, Yosef e David. - No quarto dia, Moshe Rabeinu entra primeiro, seguido por Avraham, Yitzchak, Yaacov, Aaron, Yosef e David. - No quinto dia, Aharon HaKohén entra primeiro, seguido por Avraham, Yitzchak, Yaacov, Moshe, Yosef e David. - No sexto dia, Yosef HaTzadík entra primeiro, seguido por Avraham, Yitzchak, Yaacov, Moshe, Aaron e David. - No sétimo dia, Hoshaná Rabá, David HaMélej entra primeiro, seguido por Avraham, Yitzchak, Yaacov, Moshe, Aaron e Yosef. Em Chabad, diz-se que também há "Ushpizin Hasidic": o Baal Shem Tov, o Pregador de Mezritch, o Alter Rebe, o Miteler Rebbe, o "Tzemaj Tzedek", o Rebe Maharash e o Rebe Rashab (de um sikh do rabino Joseph Yitzchak, o sexto Rebe).

Portanto, ao entrar em Suca, é costume em muitas comunidades convidar- nos a fazer o mesmo recitando a fórmula tradicional do aramaico incluída em muitos livros de oração. Entre as comunidades sefarditas, é costume preparar em Suca uma cadeira especialmente ornamentada, sobre a qual se estende um pano fino e se apóiam livros sagrados. O anfitrião então expressa: "Esta é a cadeira do ushpizín". Uma vela também é acesa em homenagem ao ushpizín . Nenhum texto é recitado em Chabad.


Rabi Eliahu Kitov



0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page