Como um gentio comemora a Sucot
(de "Vedibarta Bam" pelo rabino Moshe Bogomilsky)
A haftará para o primeiro dia de Sucot é a profecia de Zecharya sobre a guerra de Gog e Magog, que culminará com a redenção final e reconhecimento pelas nações de que somente HaShem é o Rei e que Israel é o seu povo. Esta realização será comemorada em Sucot, pois, de acordo com a profecia, as nações sobreviventes irão juntar-se ao povo judeu a cada ano na celebração do festival de Sucot. Em sua profecia Zecharya declara: "E, se a família do Egito não subir e não vai ... Eles vão sofrer a praga com que HaShem aflige as nações, porque eles não vão ter ascendido para celebrar a festa de Sucot.
Este será o castigo do Egito, e o castigo de todas as nações que não ascenderão para celebrar a festa de Sucot.
Por mais interessante que isso possa soar, é difícil imaginar que, no futuro, as nações do mundo vão ser obrigadas a sentar em um Sucá e comemorar junto com os judeus, e serão punidas por isso, se eles não vierem!
Durante o Yom Tov de Sucot, o judeu tem duas mitzvot importante a desempenhar:
1) morar em um Sucá por um período de sete dias;
2) a tomada das quatro espécies: o Etrog (cidra), o Lulav (ramo de palmeira) , o Hadassim (mirta), e o Aravot (salgueiro).
O fator comum nestas duas mitzvot é achdut - unidade.
Que a mitzvá de Sucá representa a unidade é óbvio, dado o fato de que muitas famílias possam comer juntas na mesma Sucá. Na verdade, a Guemará (Sucá 27b) diz que, "re'uyim kol Yisrael leisheiv be'succah achat" - "Todos de Israel estão aptos a se sentar em uma única Sucá" - o que significa que, ao contrário de outras mitzvot (por exemplo, quatro espécies - onde cada um deve ter o seu próprio conjunto), pode-se construir uma Sucá e deixar todo mundo usá-la para cumprir corretamente a mitzvá de habitação em um Sucá. Assim, a Sucá é uma mitzvá através da qualo k'lal Yisrael se une.
Zecharya referência a Sucot em uma alegoria. Ele não quer dizer que nos tempos messiânicos os gentios serão obrigados a comer na Sucá juntamente com os judeus, e serão punidos se eles não cumprirem essa mitzvá. Ele quer dizer que o mundo gentio deverá praticar a lição transmitida pelas mitzvot do festival de Sucot. Eles devem abandonar sua luta por ganho egoísta e substituí-lo com um sentido de responsabilidade e de partilha de privilégios com toda a humanidade.
Por isso, as palavras de Zecharya: "Lo ya'alu lachgog et chag haSuccot" - "Eles se recusaram a ascender para celebrar a festa de Sucot" - pode ser explicado, significa que eles têm se recusado a elevar-se espiritualmente e perceber a mensagem que Sucot que ensina a humanidade.
Vamos esperar e rezar para que, rapidamente, em nossos tempos, nós mereçamos a revelação de Mashi'ach e da reconstrução da Sucá de David que caiu - o Beit Hamikdash - e, em seguida, toda a humanidade irá desfrutar o máximo de harmonia, paz, tranquilidade.
Fonte: Escola Judaica Virtual
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