Quem já ganhou a sua rosa?
Uma tradição centenária que acontece em Veneza, a cada 25 de abril, dia dedicado a San Marco, quando um botão de rosa vermelha deve ser oferecido a namoradas e esposas, como sinal de amor.
O costume nasceu da lenda de Maria, filha de um nobre da cidade, que se apaixonou pelo jovem Tancredi.
O sentimento dos dois jovens foi contestado pelo pai de Maria, Angelo Partecipazio, que não desejava o casamento.
Maria então, pediu a Tancredi que lutasse junto ao exército de Carlo Magno, contra os árabes, na Espanha. Dessa maneira, ganharia fama e o pai não poderia mais se opor ao casamento. Tancredi participou do combate, vencendo várias batalhas de forma gloriosa.
Porém, o dia triste chegou.
Cavaleiros franceses liderados pelo paladino Orlando, procuraram Maria para anunciar a morte de Tancredi que, atingido pelo inimigo, caiu sangrando sobre uma roseira.
Antes de morrer, ele pegou uma rosa e pediu a seu amigo Orlando que a levasse a Veneza para a sua amada Maria, que recebeu a rosa ainda tingida com o sangue de seu Tancredi, e permaneceu calada em sua dor.
No dia seguinte, 25 de abril, na festa de San Marco, ela foi encontrada morta com a flor do seu amado sobre o seu peito.
Desde então, botões de rosa são oferecidos às mulheres no dia de San Marco, como um símbolo do amor verdadeiro e eterno.
Opmerkingen