top of page
Foto do escritorNews - Fraternity

Memórias da Maçonaria Regular e Tradicional em Portugal | Maçonaria Universal e Regular

Grande Loja Nacional Portuguesa

Grande Loja Nacional Portuguesa

Fotografia dos GG.'.OO.'. na assinatura do Tratado de Amizade e de Reconhecimento Mútuo com a Grande Loja de França, cidade do Porto, Portugal. Fotografia exposta na Sede Social da Maçonaria Regular e Tradicional em Portugal

Texto da Grande Loja Nacional Portuguesa em 2009

A Grande Loja Nacional Portuguesa, primeira Obediência Regular, iniciática e tradicional, constituída em Portugal, reúne homens de condições, horizontes, estatuto e culturas diferentes, fortalecidos por uma cadeia de união de espírito iniciático, tradicional, filosófico e societário.


As nossas Lojas co-responsabilizam-se por praticarem os princípios filosófico e societário, pelo estudo da palavra, orientando o franco-maçon a trabalhar de forma individual e colectiva, a fim de promover a procura espiritual e filosófica, tornando-se assim um homem mais ilustre e esclarecido, que queira ir mais além das aparências.


Mas as nossas Lojas recorrem também à transmissão e vivência da iniciação, método maçónico que nos transmitiram os nossos antepassados, no estudo dos símbolos, no conhecimento deles e do nosso Mundo interior; com um pensamento livre e sem dogmas, ou sentimentos religiosos, para que possamos ter pelo menos um conhecimento de nós mesmos.


Se fizermos este caminho de iniciação maçónica iniciou-se a transcendência de se abrir a nossa inteligência e escutarmos também a de outros a caminho da Verdade.


É certo que os franco-maçons das Organizações do nosso grupo, nomeadamente, da Grande Loja Nacional Portuguesa não vivem alheados da realidade. Mas reconhecemos que ao longo de alguns anos na maçonaria nos anima uma outra vontade, mais clara, muito mais além das aparências.


A Grande Loja Nacional Portuguesa propaga cada vez mais a Maçonaria Universal e Regular, a Franco-Maçonaria na sua forma iniciática e tradicional. Tal como a Grande Loja Unida de Portugal, com quem mantemos uma relação de proximidade e ambas as Organizações como obra inacabada nos nossos Templos, a caminho do aperfeiçoamento espiritual, moral e material e na promoção dos valores do progresso.


Este é o nosso compromisso e as nossas Lojas têm o dever de o cumprir.


Este é o nosso compromisso ao entrar na Grande Loja Nacional Portuguesa.


0 comentário
bottom of page