Parabéns, Portugueses: Portugal foi reconhecido pela bula "Manifestis Probatum" em 1179
Há uma data histórica deve ser reconhecida e relembrada.
"Não é todos os dias que uma nação se pode orgulhar de festejar o seu aniversário, especialmente se falarmos de um dos países mais antigos do mundo: Portugal.
Não existe um consenso entre os historiadores sobre a data que assinala o nascimento do nosso país mas esta parece-nos ser a mais correcta ou, pelo menos, a mais oficial de acordo com os costumes da época, em que o Papa e a Igreja Católica eram quem governava a Europa.
Neste mesmo dia, em 1179, O Papa Alexandre III emite a bula “Manifestis Probatum” em que reconhece Portugal como Reino independente. Esta bula declarou o Condado Portucalense independente do Reino de Leão e, D. Afonso Henriques, o seu soberano. Reconheceu, ainda, a validade do Tratado de Zamora, assinado a 5 de Outubro de 1143 em Zamora, pelo rei de Leão e por D. Afonso Henriques.
Importa referir que a data não é consensual!
A bula papal é talvez o mais importante pormenor que pode indicar o nascimento de Portugal porque, efectivamente, o Papa era a autoridade máxima daquela época e era ele que decidia conflitos entre países ou o reconhecimento da independência de nações.
E se a data não é consensual, quais são afinal as outras hipóteses?
#Afonso #Henriques #Portugal #Tratado #Zamora #Bula