TRÊS ARTISTAS NOTÁVEIS:
ROLANDO SÁ NOGUEIRA, JOÃO ABEL MANTA, JOSÉ DIAS COELHO
Começando pelo José Dias Coelho, o mais à direita, na fotografia, tinha eu 10 anos e morava a duas ruas de distância da Rua da Creche ao largo do Calvário onde ele foi assassinado a tiro por agentes da PIDE.
Só mais tarde eu soube deste crime através da canção do Zeca "A MORTE SAIU À RUA".
Anos 50, 60....
Nesse tempo as polícias matavam pessoas com o maior à vontade. Entre muitas outras, lembro a Catrina Eufémea, ceifeira, Humberto Delgado, General, Ribeiro Santos, estudante. E mais e muitos mais. É bom lembrar!
No meio da fotografia , o João Abel Manta que vai a caminho dos 100 anos, pintor extraordinário, cartoonista excepcional, autor de muitos dos cartazes do 25 de Abril. Pai da minha muito querido amiga e colega Isabel Manta. Jovem estudante de arquitectura, frequentei a sua casa e o seu atelier. Aprendi muito a vê-lo trabalhar e a ouvi-lo falar sobre a arte e sobre a vida.
Dia 9às 18 h00 a Gulbenkian passa um filme de Laurent Filipe sobre a sua vida e a sua obra.
Por fim, à esquerda, da fotografia, Rolando Sá Nogueira, de origem cabo-verdiana, professor da Slade School de Londres, depois da Sociedade de Belas Artes em Lisboa onde fui seu aluno.
Foi talvez o melhor professor que tive em toda a minha vida. Um dia, já tinha aulas com ele há uns 6 meses, chegou à aula e desabafou: "Vinha no autocarro e um sujeito qualquer disse-me - Chega-te para lá, seu preto! -." Fiquei de cara à banda.
Nunca tinha reparado que ele era preto.
E não me parece que isso fosse minimamente significativo.. Foi um amigo querido até ao fim da sua vida.
@ J. F
#TRÊS #ARTISTAS #NOTÁVEIS #ROLANDO #SÁ #NOGUEIRA #JOÃO #ABEL #MANTA #JOSÉ #DIAS #COELHO