UMA HISTÓRIA DE VEZ EM QUANDO!
“Está a história acabada, e a boca cheia de marmelada!”
OS CONTOS E AS CULTURAS LOCAIS
Apresentam-se hoje mais uns contos recolhidos na região de Évora no início deste século, com a participação de Escolas, Centros Sociais e de Associações de Reformados do Concelho de Évora. Estes contos foram publicados em 2001 numa edição da Câmara Municipal de Évora: “Colecção de Contos Populares da Tradição Oral Moderna – Concelho de Évora”, no âmbito do Projecto Educativo ‘Estafeta do Conto – Quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto’.
Projectos estruturantes de intervenção sociocultural em que colocam na mesma plataforma de diálogo várias gerações, com a preocupação de criação de um objecto em comum, neste caso esta publicação.
São variantes de contos que existem um pouco por todo o território alentejano e até mesmo nacional. Interessantes os apontamentos lexicais de cariz etnográfico que os contadores colocam nas descrições, podendo assim os contos populares contribuir para uma caracterização cultural dos territórios onde foram recolhidos.
É esta a riqueza que ainda se pode alcançar com recolhas sistemáticas entre os mais idosos nas freguesias rurais e nos Centros Sociais e outras Associações. Assim o permitam os desconfinamentos pandémicos. Temos consciência que muito se perdeu mas que muito ainda se poderá salvar havendo para isso vontade e disponibilidades das pessoas e das instituições.
FAZEMOS DESDE JÁ UM APELO-CONVITE: QUEM QUISER PARTILHAR UM CONTO TRADICIONAL, OUVIDO AOS PAIS, AVÓS OU OUTRAS PESSOAS CONHECIDAS, PARA ELE NÃO SE PERDER, PASSE PELO CONVENTO DOS REMÉDIOS / CENTRO DE RECURSOS DO PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL E VENHA CONTÁ-LO. TEMOS CONTOS PARA TROCA!
Boas leituras e melhores recolhas!
R.A., Évora, Maio de 2021.