Celebrando o 31º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança e o 30º aniversário da sua ratificação por Portugal, a AjudAjudar - Associação para a Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens, promove uma série de entrevistas a personalidades envolvidas na defesa e promoção dos direitos da criança.
Neste âmbito, a nossa colega, Dr.ª Eduarda Castro, membro fundadora da AjudAjudar, entrevistou a Dr.ª Clara Sottomayor, Juíza-Conselheira do Supremo Tribunal de Justiça.
Professora Doutora na Escola de Direito do Porto da Universidade Católica Portuguesa, é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa - Escola do Porto, Mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Doutora em Direito Civil desde 2009 pela Universidade Católica Portuguesa.
Foi Juíza do Tribunal Constitucional.
Autora dos mais diversos estudos, sobretudo em matérias do Direito Civil, em especial no âmbito do Direito da Família, Direitos das Mulheres e Direitos das Crianças.
Sócia honorária da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, associada do Instituto Brasileiro de Direito da Família, associada do Centro de Direito da Família da Universidade de Coimbra e sócia fundadora da Associação Projeto Criar e da Associação Dignidade.
É colaboradora em Associações de Direitos Humanos e dos Direitos das Mulheres e das Crianças, tais como a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) e Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV).
@Texto da Ajudar
#Clara #Sottomayor #Juíza #Conselheira #Supremo #Tribunal #Justiça