Veneza, Sereníssima, engenharia pura e bom gosto desde o século 5 d. C
Quando nos lembramos de Veneza, evocamos as belíssimas construções às margens dos canais, as gôndolas; a riqueza e o esplendor de palácios e igrejas, mas pensamos pouco em como foi possível construir uma ‘cidade flutuante’ em plena idade média sobre uma lagoa.
Como foi possível?
A história começa no 5 º século d.C. Depois da queda do Império Romano do Ocidente. A cidade de Veneza foi construída em meio a 118 ilhas no meio da lagoa (550 km²), norte da Itália.
Naquele tempo a Europa começava a sofrer as invasões de bárbaros. E a população da região norte, do que viria a ser a Itália, estava receosa de novas invasões.
Onde se refugiar?
Foi assim que começou a construção A cidade, erguida sobre uma laguna, consiste em 118 pequenas ilhas conectadas por numerosos canais e pontes.
Os edifícios não foram construídos diretamente nas ilhas.
Mas em plataformas de madeira apoiadas por estacas no chão. Milhares de palafitas encravadas na lama.
Como as invasões continuaram em toda a Itália, e mais refugiados se juntaram aos primeiros colonos, surgiu a necessidade de construir uma nova cidade. Veneza é fruto do medo e necessidade.
Como Veneza foi construída?
O site da UNESCO, explica: “Nesta lagoa a natureza e a história estão intimamente ligadas desde o século 5, quando as populações venezianas, para escapar de ataques bárbaros, encontraram refúgio nas ilhas arenosas de Torcello, Jesolo e Malamoco.’
“Neste mar interior que tem sido continuamente ameaçado, surge em meio a um pequeno arquipélago, uma das mais extraordinárias áreas urbanas da Idade Média. De Torcello, ao norte, a Chioggia, ao sul, quase todas as pequenas ilhas tinham seu próprio assentamento, cidade, vila de pescadores e vila de artesãos (Murano).”
Quando os novos colonos chegaram às ilhas por volta de 402 d.C, se depararam com a necessidade de mais espaço e uma base mais sólida para viver. Eles tinham que encontrar formas de fortalecer as ilhas, drená-las, ampliá-las e proteger o frágil ambiente. Então, cavaram centenas de canais e escoraram as margens com estacas de madeira.
Também usaram estacas de madeira similares como fundações para seus edifícios. Os colonos enfiaram milhares de pilhas de madeira na lama, tão próximas umas das outras que estavam se tocando.
Depois, cortaram os topos e criaram plataformas sólidas para as fundações de suas casas. A madeira não apodreceu porque estava debaixo d’água.
É difícil acreditar, mas há muitos edifícios em Veneza hoje que ainda estão sobre madeira de 1000 anos!
@ C. Reis